Clientes LBDS

Transformação em prol de um mundo sustentável, justo e ético.

Sustentabilidade

Propósito

A política de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) estabelece uma estrutura comum e consistente entre a Lallemand e as suas subsidiárias.

A política de RSC garante contribuições significativas da Lallemand para um ecossistema saudável, equidade social, bom comportamento organizacional e desenvolvimento sustentável.

Isso demonstra que estamos comprometidos com um comportamento social, ético e responsável, ao mesmo tempo em que mantemos padrões elevados em relação às nossas práticas de emprego e ao(s) nosso(s) relacionamento(s) com clientes e fornecedores.

Estamos empenhados em cumprir todos os requisitos legais onde operamos e investimos na saúde ocupacional, na segurança ambiental e no tratamento justo dos nossos colaboradores, bem como no seu bem-estar e na qualidade do equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Escopo

Esta política se aplica a todos os funcionários e diretores de todas as unidades de negócios e empresas controladas pela Lallemand. Também se aplica aos prestadores de serviços que trabalham em estreita colaboração com ou para o Grupo Lallemand.

Qualquer política local que abranja os aspectos aqui descritos está subordinada à presente política e não deve estar em contradição com o conteúdo desta.

Responsabilidades

Todos os diretores, gerentes e funcionários são responsáveis ​​por seguir, cumprir e implementar a política, bem como quaisquer outras políticas, diretrizes, procedimentos, práticas e regras subjacentes adotadas pelo Grupo Lallemand/subsidiárias e referenciadas no presente documento.

O Conselho é responsável por monitorar o cumprimento da política, os procedimentos de comunicação da política de RSC e quaisquer revisões da mesma.

Princípios

Na Lallemand reconhecemos a importância da transparência e estamos comprometidos com esta diretriz a respeito de nossas políticas, decisões e atividades que impactam nossos funcionários, a sociedade, nosso meio- ambiente e as partes interessadas em suas respectivas áreas de interesse.

Os princípios por trás desta política são os três aspectos principais da SER: Ético, Social e Ambiental.

Ela abrange oito temas centrais que incluem:

  1. Governança corporativa
  2. Desenvolvimento sustentável
  3. Direitos do consumidor
  4. Procedimentos operacionais justos
  5. Direitos humanos
  6. Práticas trabalhistas
  7. Nutrição do nosso meio ambiente
  8. Envolvimento das nossas comunidades locais
Responsabilidades Éticas
  • O comportamento ético do Grupo Lallemand baseia-se na honestidade, equidade e integridade. As nossas responsabilidades éticas são abordadas separadamente no nosso "Código de Conduta".
    Nele, todos os critérios relevantes são capturados, incluindo a "Governação Corporativa", que visa proteger os interesses legítimos dos nossos funcionários e partes interessadas de uma forma justa, apropriada e eficaz.
  • Estamos empenhados em agir de forma responsável em relação às necessidades legítimas dos consumidores e em abordar os "Direitos e Questões do Consumidor". Prestamos atenção ao atendimento ao cliente e às funções de suporte.
    A nossa base de dados de reclamações registra a eficácia do prazo em que as reclamações são tratadas e resolvidas, com o objetivo de melhorias contínuas.
    Também avaliamos a qualidade dos nossos produtos e a satisfação do cliente através de diferentes sistemas de certificação relevantes.
    O Grupo Lallemand também está desenvolvendo e melhorando um sistema bem estruturado de gerenciamento de relacionamento com o cliente baseado em software.
  • Dentro do nosso Código de Conduta, estamos comprometidos em respeitar os princípios e regras de concorrência leal e "Práticas Operacionais Justas". Estas baseiam-se nas mais elevadas considerações de ética empresarial, com ênfase na salvaguarda da organização contra práticas injustas/proibidas, como suborno, qualquer forma de corrupção, incluindo pagamentos de facilitação, branqueamento de capitais, abuso de informação privilegiada, etc.
  • Cumprimos as restrições comerciais aplicáveis ​​e estamos alinhados com as regras e regulamentos relacionados aos padrões aplicáveis ​​e práticas comerciais justas em todo o mundo, como o Princípio 10 do Pacto Global das Nações Unidas (ONU) e outras práticas sobre proteção e segurança de dados.
  • A gestão de ativos, a gestão de dados e os aspectos de confidencialidade também são abordados em diferentes políticas internas e documentos padrão, como a política de TI e o acordo de confidencialidade e a obrigação de não-solicitação.
  • Políticas e ferramentas dedicadas também estão em vigor para implementar o controle interno e detectar/prevenir atividades fraudulentas (consulte a Política de Fraude).
    Todo funcionário tem o direito e é incentivado a denunciar possíveis condutas ilegais ou antiéticas por meio dos canais habituais de denúncia.
    Além disso, para levantar e comunicar preocupações, o procedimento "Processo de Denúncia" também existe e faz parte do nosso sistema de comunicação interna descrito no nosso Código de Conduta.
Responsabilidades Sociais
  • A Lallemand partilha a base normativa comum na Declaração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, os Princípios 3 a 6 do Pacto Global da ONU e apoia os princípios estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Portanto, não apoia qualquer forma de trabalho forçado, de servidão, contratado, traficado, infantil, escravo ou prisional (com exceção de programas aprovados pelo governo que utilizam condenados ou prisioneiros em liberdade condicional, libertação supervisionada ou em liberdade condicional ou em qualquer instituição penal ou reformatória).
  • A Lallemand acredita firmemente que a diversidade é uma fonte de inovação e não discrimina nenhum funcionário com base em raça, cor, religião, origem nacional ou étnica, ascendência, idade, deficiência, sexo, gravidez ou maternidade, estado civil, orientação sexual, identidade de gênero ou expressão, crença política ou pessoal, ou filiação sindical.
  • Estamos empenhados em prevenir acidentes, lesões e/ou doenças que possam surgir devido às condições de trabalho.
  • A Lallemand esforça-se por proteger os seus funcionários, prestadores de serviços e outros intervenientes ao longo da cadeia de abastecimento, reconhecendo e implementando os princípios fundamentais da OIT de saúde e segurança ocupacional, incluindo programas abrangentes sobre segurança no local de trabalho.
Responsabilidades Ambientais
  • Nos esforçamos para preservar o ambiente, alcançando um equilíbrio entre o crescimento económico e o desempenho ambiental com base no princípio do triplo resultado final (Pessoas, Planeta e Lucro). Muitas das soluções que oferecemos ajudam os nossos clientes a diminuir a sua pegada, desde a redução do desperdício alimentar até à redução de combustíveis fósseis. Além disso, as nossas políticas de gestão ambiental abrangem, mas não estão limitadas a utilização responsável da água, monitorização de águas residuais, controle da libertação de substâncias perigosas, gestão de resíduos sólidos, redução das emissões atmosféricas e dos níveis de ruído, bem como a contaminação limitada do solo, conservação da biodiversidade e consumo responsável de energia.
  • Temos o compromisso de cumprir todas as leis nacionais, regionais e locais em termos de licenças ambientais e relatórios obrigatórios.
  • Estamos empenhados em evitar danos ao meio ambiente, reduzindo o uso de produtos químicos prejudiciais à saúde, que são regidos por regulamentos como REACH (Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos) e Proposta 65.
  • Todas as nossas unidades possuem políticas e procedimentos para gerenciar resíduos perigosos e não perigosos.
  • Estamos empenhados em abordar e avaliar o impacto das nossas políticas, operações e decisões no ecossistema e na biodiversidade para salvá-los de danos adicionais. Cumprimos os princípios de acesso justo e partilha de benefícios descritos na Convenção sobre Diversidade Biológica de 1992, no Protocolo de Cartagena de 2002 e no Protocolo de Nagoya de 2010.

Programas de Desenvolvimento das Nações Unidas sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Compras Sustentáveis

Na Lallemand acreditamos que as empresas têm um papel fundamental a desempenhar na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Dos 17 ODS, vemos as nossas contribuições significativas em 11 categorias principais: fome zero; boa saúde e bem-estar; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia acessível e limpa; trabalho digno e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução da desigualdade, consumo e produção responsáveis; ação climática e vida em terra.

Alcançando o equilíbrio com o crescimento econômico, praticamos compras sustentáveis ​​na nossa cadeia de abastecimento. Aplicamos compras e produção sustentáveis ​​seguindo estas abordagens:

  • Incorporar critérios de sustentabilidade nas avaliações de compras da organização através do nosso Código de Conduta de Fornecedores e avaliação de fornecedores (questionários/auditoria/verificações de conformidade, etc.).
  • Promover o conceito de economia circular através da utilização de subprodutos como matéria-prima (ex. utilização de melaço como substrato).
  • Agregar valores a alguns de nossos subprodutos para contribuir positivamente na sustentabilidade.