Clientes LBDS
11/05/2024

Uso de biotecnologia tem potencial para aumentar os ganhos do setor de biocombustíveis em mais de R$ 1 bilhão por ano

A Lallemand Biofuels & Distilled Spirits  foi uma das empresas destaques durante a 17ª CITI ISO DATAGRO NY Sugar & Ethanol Conference. O evento, realizado em Nova Iorque, também conhecido como Sugar Week, reuniu as maiores empresas do setor sucroalcooleiro do Brasil, da América Latina, da Índia e dos Estados Unidos.

O ponto principal das discussões deste ano foi o papel do etanol dentro das políticas de transição energética, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis. A Gerente de Negócios no Brasil, Fernanda Firmino, foi uma das palestrantes do painel 5, que tratou de oportunidades de novos mercados e produtos – SAF, 2GE e combustíveis sintéticos.

Fernanda lembrou que a Lallemand-LBDS é a maior empresa do mundo na produção de biotecnologia para o etanol e explicou como o trabalho de engenharia genética tem contribuído para o aumento da produtividade do etanol. A executiva também comentou sobre o uso do SAF na aviação e como a biotecnologia contribui para a redução das emissões do setor.

“Até 2030, de 20 a 30% de toda a demanda de SAF do mundo virá do etanol. Serão de 9 a 12 bilhões de litros vindo do setor do etanol. Isso significa uma redução significativa nas emissões do setor, reduzindo sua dependência de combustíveis fósseis”, disse Fernanda.

A executiva também lembrou que a cada dia que passa, mais empresas têm se interessado nas leveduras geneticamente modificadas desenvolvidas pela empresa. “Nossa tecnologia traz soluções sustentáveis, mais lucrativas, menos poluentes e com menor necessidade de uso de terra”, afirmou.

Um dos exemplos trazidos pela empresa durante a apresentação foi o impacto da implementação de biotecnologia no cenário atual do setor sucroalcooleiro. Fernanda Firmino, afirmou que com a conversão dos volumes anuais de etanol de cana-de-acúcar atualmente produzidos com levedura convencional para leveduras biotecnológicas, o setor poderia produzir até 500 milhões de litros de etanol a mais e aumentar a lucratividade em aproximadamente 250 milhões de dólares por ano, utilizando a mesma quantidade de substrato e com o mesmo índice de carbono.

Os produtos biotecnológicos da Lallemand-LBDS são fabricados em sua instalação de produção em Piracicaba (SP) e desempenham um papel crucial no fornecimento de soluções de alto desempenho para as usinas de cana-de-açúcar e milho no Brasil, tanto para a produção de energia quanto para bebidas destiladas.

A tecnologia avançada dos produtos da empresa contribui para aumentar a eficiência e reduzir os custos durante o processo de fermentação. Além disso, a equipe técnica altamente qualificada da companhia acompanha de perto todo o processo de implementação dessas soluções para garantir maior rendimento e aumento na lucratividade da biorrefinaria. Todos os produtos da empresa são aprovados pelas autoridades regulatórias do Brasil e dos Estados Unidos.

Sobre a Lallemand Biofuels & Distilled Spirits (LBDS)

A Lallemand Biofuels & Distilled Spirits é líder mundial em biotecnologia de fermentação, presente em mais de 50 países. No Brasil, os produtos biotecnológicos da LBDS são responsáveis por atender, com alta performance, biorrefinarias de cana ou milho na produção de bioenergia e bebidas destiladas. Sua avançada tecnologia faz diferença em aumento de rendimento e redução de custos no processo de fermentação. Além disso, toda a jornada de implementação é acompanhada de perto por um time técnico altamente especializado.